sexta-feira, 23 de novembro de 2012
O livro: O Harém de Kadafi, conta a história de Soraya, uma jovem adolescente que com 15 anos, foi escolhida entre diversas garotas de sua escola para entregar flores ao lider da revolução na Líbia A Muammar Kadafi.
O fato é relatado a jornalista Annick Cojean que estava em Tripoli capital da Líbia trabalhando para o jornal frances Le Monde e queria ouvir as histórias e o papel das mulheres libanesas na revolução.
Um fato que a jornalista jamais podia sonhar era o relato dessa e de outras jovens sobre o que acontecia nos subsolos do palácio.
O estupro era usado como arma de guerra na Líbia e paar a família isto era uma grande vergonha, punida com a morte.
Desta forma o livro narrado em primeira pessoa é um trabalho extraordinário de uma jornalista que deu voz a uma mulher frente a uma sociedade machista e patriarcal.
Em mais de 200 peaginas são relatados caos de violência, mortes e prisões arbitrarias e como funcionava a guarda feminina de Kadafi que se dizia o libertador da opressão que as mulheres viviam na Libia.
Esse livro é de fundamental importância para quem deseja conhecer a Primavera Arabe e tentar entender o que viveu uma das mulheres que passou cerca de cinco anos com o maior despota do século XX.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário