sexta-feira, 8 de abril de 2011

Release - Satyros - Teatro na escola - Fazendo e Apresentando

A peça: "Na Real", desenvolvida para o projeto "Teatro na Escola - Fazendo e Apresentando", da Cia. de teatro Os Satyros, em parceria com o CIM (Centro de Informação Mulher), que documenta e preserva a memoria da mulher no Brasil, busca dialogar com estudantes, pais, mestres e educadores.

Tratando do universo escolar, a montagem com direção de Rodolfo García Vázquez, se utilizou, durante todo o processo criativo, de depoimentos e situações reais vividas pelos próprios estudantes do projeto com idades entre 15 à 18 anos, que estudam em escolas públicas, abordando temas atuais como o bullying, violência na escola, perda da virgindade, falta de diálogo com os pais, racismo e drogas.

Os 15 atores que participam da peça recebem uma bolsa-auxílio de 250 reais. Em contrapartida têm como obrigação tirar boas notas e ter frequência em sala de aula.

Os estudantes que realizam a montagem de "Na Real", têm os mesmos questionamentos sobre o universo escolar do público que assite a montagem, buscando, desta forma, conscientizar o espectador para as questões pertinentes ao seu ambiente.

A peça é ambientada em lugares frequentados pelos próprios estudantes como festas, escola e casa, a traz para dentro destes ambientes questões como a falta de diálogo em casa, a falta de motivação dos professores e a influência que é exercida pelo grupo na formação da personalidade dos estudantes.

O projeto "Teatro na Escola - Fazendo e Apresentando" se alimentou de uma experiencia do diretor Rodolfo Garcia Vázquez, que em 2001, coordenou a instituição Interkunst, na Africa com estudantes de diferentes nacionalidades que através de suas próprias experiências criaram um espetáculo.

Nenhum comentário: